Resultados finais (parciais)

A Grande Biobusca do Hesmifério Sul 2023, nossa primeira atuação nesse maravilhoso evento foi um sucesso 🎉!!!
Nacionalmente obtivemos duas medalhas de ouro e uma de prata (de três tópicos que são avaliados):

Internacionalmente: no ranqueamento do continente americano.

  • 🥇 observações e
  • 🥇número de espécies
    No ranqueamento mundial.

  • 8a. posição em observações e número de espécies.

No tópico de quantidade de observações 📸, as 5 primeiras posições foram ocupadas por:

  • 🥇Patrícia Mees @patricia_mees (714). Além de seus grandes achados e contribuições importantes para a ciência.
  • 🥈Liu Idárraga Orozco @liuid (594).
  • 🥉Juliana Gohr @jugohr (425).
  • 📜Primeiro diploma: Luís Funez @floradesantacatarina (414).
  • 📃Segundo diploma: Tamily Roedel @tamily1 (377).

No tópico de quantidade de espécies registradas, as 5 primeiras posições foram ocupadas por:

  • 🥇🥇Luís Funez @floradesantacatarina (315). Também 1a. posição nacional 🎉.
  • 🥈Patrícia Mees @patricia_mees (249). Com muitos registros relevantes para a ciência.
  • 🥉Liu Idárraga Orozco @liuid(224). Com muitos registros relevantes para a ciência.
  • 📜Primeiro diploma: Tamily Roedel @tamily1 (157).
  • 📃Segundo diploma: Vítor Gonçalves @vittoor (133). Destaque nos registros noturnos.

No tópico de identificações 🕵️📚, as 5 primeiras posições foram ocupadas por:

  • 🥇🥇Luís Funez @floradesantacatarina (2104). Primeira posição nacional (3950) e 5a. internacional 🎉.
  • 🥈Liu Idárraga Orozco @liuid (832).
  • 🥉Júlia Gava Sandrini @juliagava, que a declaramos cidadã honrosa do Vale do Itajaí.
  • 📜Primeiro diploma: Vitor Corrêa Dias @vitorcdg (601). Um nordestino que também lhe vamos dar o título de cidadão honroso do Vale do Itajaí.
  • 📃Segundo diploma: @tsssss (391) muito obrigado por ter atendido nosso chamado e tem contribuído de maneira que o fez.... Por ter ido além de sua área de expertise e ter tirado do limbo muitas das observações sem nenhuma identificação, realmente você merece todo nosso apreço e carinho, e por suposto, também o reconhecimento de cidadão honroso do Vale do Itajaí 💚.

Queremos agradecer o empenho da bióloga professora Tamily Roedel @tamily1, quem levou o evento às instituições de Brusque, Gaspar e Navegantes onde atua profissionalmente, e cujas alunas e alunos tiveram uma participação ativa, dentre iles @jugohr, @nicolas_3, @aliciafgartner, @ana_fl4via (que ficaram entre es 10 maiores observadores).

A Maike Bianchini @kyheco por, junto com a ACAPRENA, ter movimentado e organizado os eventos de observação coletiva em Timbó. E a Luiz Reus @luizreus, por ter organizado o evento dos voluntários do GreenPeace do Vale do Itajaí.

A Patrícia Mees, por ter divulgado a maratona no Camping Cascata Formosa (Rio dos Cedros) e ter aceitado o desafio de dar apoio aos(às) excursionistas que desejassem participar do evento.

Na biologia FURB, à coordenadora da graduação, Paula Roratto @paula_angelica, o professor Luis Giasson @lgiasson, o estudante do bacharelado Vítor Gonçalves @vittoor por serem grandes divulgadores e promotores das maratonas naturalistas, e a estudante de mestrado Liu Idárraga Orozco @liuid por ter proposto e coordenado as maratonas do Vale do Itajaí.

E durante o pré-desafio a @lgiasson @betadabio e @esteban_koch, pelo apoio durante as oficinas on-line; a @anasackl por fazer a divulgação na no ensino médio da FURB - ETEVI e @tamily1 por ter nos convidado a participar da Eco-live, para divulgar o evento.

Também nosso sincero agradecimento a toda a equipe de profissionais locais, regionais, nacionais e internacionais que participaram ativamente com as identificações, às 390 pessoas que contribuíram, vocês são demais!

E perdoem não mencionar todas as pessoas que contribuíram. Mas recebam nosso sincero agradecimento por todo o apoio as 390 pessoas 👥 que contribuíram com a fase de identificações.

Temos mais de 100 registros notáveis identificados, seguramente apareceram alguns a mais, aos poucos os iremos publicando nas redes.

Por último, queremos lhes pedir o preenchimento do formulário da Avaliação de Satisfação do projeto do Vale do Itajaí, esta é uma construção coletiva e por tanto adoraríamos escutar e conhecer as sugestões de vocês.

Publicado el 13 de diciembre de 2023 a las 01:39 AM por liuid liuid

Comentarios

Com os resultados do formulário estaremos complementando esse ranqueamento geral com os ranqueamentos por categorias, como fizemos na maratona do outono.

Anotado por liuid hace 4 meses

Parabéns pelo trabalho, mais uma vez @liuid! Foi um grande sucesso, espero estar por aí em algum dos próximos eventos.

Anotado por esteban_koch hace 4 meses

Super legal!

Façam mais vezes!

E obrigado pela menção =)
FOi um prazer ajudar no que podia

Anotado por carlosvidigal hace 4 meses

@liuid, tem prêmio pra organizador também? pq o projeto não seria esse sucesso sem você puxando, merecia troféu!
Parabéns!

Anotado por tsssss hace 4 meses

Opa que legal, não me atentei que estava rolando esse evento. Parabéns pela organização @liuid. Essa essa região é mto bem atendida na parte de flora com os grandes @floradesantacatarina e @juliagava.

Anotado por vfarjalla hace 4 meses

Muito legal pessoal!! Parabéns pelo empenho e pela organização @liuid. Fico feliz em contribuir, contem comigo!

Anotado por juliagava hace 4 meses

Estes eventos são o máximo. Agradeço a Liu por trazê-los para o Vale do Itajaí. Fico feliz de poder contribuir com o que posso. Obrigada aos identificadores, é muito bom poder aprender com vocês.
Até o nosso próximo evento em 2024!

Anotado por tamily1 hace 4 meses

A participação da região do Vale do Itajaí foi maravilhosa e contribuiu para os Recordes de observações e identificação de espécies do GSB 2023; Brasil-Umbrella, com 16.704 observações, 3.500 espécies identificadas e 545 participantes.
https://www.inaturalist.org/projects/grande-bioblitz-do-hemisferio-sul-2023-brasil-umbrella
Ainda está longe do recorde obtido no CNC 2023: Brasil Umbrella, com outra maravilhosa participação do Vale do Itajaí, com 29.474, 4.945 espécies identificadas e 996 participantes.
https://www.inaturalist.org/projects/_cnc-2023-brasil-umbrella
No total as Bioblitzes internacionais e nacionais realizadas no Brasil de 2018 até 2023, tiveram 119.824 observações, sendo identificadas 10.891 espécies e 4.377 participantes.
https://www.inaturalist.org/projects/_br-bioblitzes-cnc-18-23-gsb-20-23-biogeomar-22-24
O próximo Bioblitz no Brasil é o BioGeoMar Verão 2024, que ocorrerá no litoral Brasileiro de 01 a 31 de janeiro.
Caso você more no litoral ou vá passar sua férias numa praia brasileira em janeiro, entre e participe do BioGeoMar em sua 3ª edição fazendo registro de organismos marinhos. Apenas registros de membros do projeto serão considerados, ao contrário do CNC e do GSB, onde todos registros na data e nas localizações são considerados. Assim é necessário se inscrever no projeto.
https://www.inaturalist.org/projects/biogeomar-bioblitz-verao-2024
Desejo um Feliz Natal e um Ano de 2024 com muita saúde, paz e realizações.
Eric Fischer

Anotado por ericfischerrempe hace 4 meses

Que maravilha @ericfischerrempe 🙂! Teus reportes são sempre ótimos. Obrigada pelo convite💚!

Gente vamos participar da maratona da BioGeoMar fazendo registros marinhos 🐳🐬🐟🐙🐋🐚 e costeiros 🐌🦋🐢🌼. 🔍📷. É um projeto por país, nosso conjunto de observações de todo o litoral é o que faz o ranqueamento do Brasil 🇧🇷🏅🏆.

No Vale do Itajaí muitas pessoas costumam ir à praia os fins de semana 🏖️🏝️🚣, e é comum muitas famílias terem casa na praia, porém, nossos registros da flora e fauna do litoral são escassos.... não reflete o comportamento da população 🌚🌊.

Se prepare, 🥽🌞🕶️👒⛅consiga sapatos para caminhar nos costões (eu os percorro de chinelos ou 👣) e vamos registrar a beleza da vida neles 🦅🦇☘️🦑🦐🦦🦪🪲🪳🕷️🧜🏽🧜🏾‍♀️. Mas, preste atenção, é fazer naturalismo, é observar sem destruir 🕵🏻‍♀️🕵🏾🕵🏼‍♂️. Caminhem pelos costões respeitando a fauna e a flora que os habitam 💝.

Anotado por liuid hace 4 meses

Excelente! Por mais iniciativas como essa!

Anotado por danielcavallari hace 12 días

Daniel, no final do mês teremos o Desafio Mundial da Natureza Urbana, de 26 a 29 de abril.
Planeje a sua participação!
Se planeje para realizar individualmente, em dupla ou em grupo pelo menos um safari fotográfico em uma manhã ou tarde em um dos 4 dias do evento (sexta-sábado-domingo e segunda). Podem ser mais de um safari.
Eu por exemplo estou convocando para sexta-feira servidores e visitantes para o Bosque do IBAMA-Sede em Brasília, com passarinhada de madrugada, Bioblitzes de 1 a 2 horas pela manhã e tarde e uma noite das mariposas de 18:30 a 21:00 horas. Sábado e domingo há diversas atividades em parques e UCs. Apenas na segunda, dia 29, ainda não temos atividades programadas, mas isto deve mudar.
Itajaí tem surpreendido e pode passar São Paulo e Curitiba, assumindo a dianteira no Brasil.

Anotado por ericfischerrempe hace 12 días

@danielcavallari precisaremos muito de tua ajuda para a identificação das observações do DNU2024, que como Eric mencionou terá sua fase de observação do 26-29 de abril e a de identificação vai até o 6 de maio (essa maratona é bem puxada mesmo).

Caso você quiser participar também como observador, e nesses dias se encontre numa área sem projeto (os projetos pode consultá-los aqui), precisa fazer parte deste projeto: https://www.inaturalist.org/projects/desafio-mundial-da-natureza-urbana-2024-brasil-fora-de-area-global-project e do global que se indica na descrição dele. Com a sua participação como observador ajuda no ranqueamento internacional do Brasil 🇧🇷 no evento.

Anotado por liuid hace 12 días

@ericfischerrempe essa galera de Sanpa e Curitiba não nos estão deixando o caminho fácil.... quando perceberam que estávamos encostando neles, enviaram a todo mundo a fotografar e identificar kkkk.

Anotado por liuid hace 12 días

Añade un comentario

Entra o Regístrate para añadir comentarios