Guias de espécies - Nymphalidae - Satyrinae

Subfamília Satyrinae

De acordo com o projeto Tree of Life (em inglês), “Satyrinae agora inclui Morphini, Brassolini e Amathusiini, táxons que anteriormente eram considerados subfamílias ou mesmo famílias por direito próprio. A família é ampla, com representantes que vão do Ártico à Terra do Fogo e ocorrendo em todos os continentes, exceto na Antártica. A preponderância da diversidade é tropical. Todas as sátiras têm larvas com "caudas" bífidas, a maioria se alimentando de monocotiledôneas. Os adultos freqüentemente apresentam manchas oculares grandes na superfície ventral e, às vezes, na dorsal das asas”.

A subfamília é composta por nove tribos (quatro delas com espécies no Brasil) e dois gêneros: Amathusiini, Brassolini, Dirini, Elymniini, Haeterini, Melanitini, Morphini, Satyrini, Zetherini e os gêneros Boeberia e Elymniopsis.

As imagens apresentadas neste boletim são de minha autoria ou estão liceciadas sob Creative Commons conforme o site de busca de imagens em cc ou estão em CC0/CC-BY no iNat ou, ainda, explicitamente autorizadas pelo detentor dos direitos. Ao clicar em qualquer imagem uma nova aba apresentará as observações mais recentes desta categoria taxonômica.

Os nomes das tribos na lista abaixo são links para a página geral própria onde se poderá acessar observações, o mapa de distribuição geográfica, a classificação taxonômica, espécies semelhantes e outras informações. O nome da tribo ou gênero sobre as fotos apresenta todas as observações registradas para o Brasil. Clicando sobre as fotografias pode-se ver as observações disponíveis na base de dados iNaturalist para a tribo, nesta região, porém selecionadas por estágio de vida (adulto, larva, pupa e/ou ovo).

Tribos e Gêneros de Satyrinae (Nymphalidae, Papilionoidea) representados neste boletim:

Brassolini

Melanitini

Morphini

Satyrini

Tribo Brassolini (Nymphalidae)

(Fotos 1 by Jhonatan Santos, 2 by Rogerio Dias e 3 by Tarcisio Pavanelli)

Tribo Melanitini (Nymphalidae)

(Fotos 1 by jmmaes e 2 by Robby Deans)

Tribo Morphini (Nymphalidae)

(Foto 3 by csparr)

Tribo Satyrini (Nymphalidae)

(Foto 3 by Giff Beaton)
Publicado el miércoles, 26 de mayo de 2021 a las 11:17 PM por douglas-u-oliveira douglas-u-oliveira

Comentarios

No hay comentarios aún.

Añade un comentario

Entra o Regístrate para añadir comentarios