Guias de espécies - Nymphalidae - Danainae

Subfamília Danainae

Danainae é uma subfamília da família Nymphalidae que engloba as monarcas, borboletas-corujas e afins. Inclui as Daniadae, que põem seus ovos em várias plantas leitosas e as Ithomiini (borboletas de asas transparentes).

Existem mais de 300 espécies de Danainae em todo o mundo. A maioria das Danaini é encontrada na Ásia tropical e na África, enquanto as Ithomiini são encontradas principalmente no Neotrópico.

A subfamília possui apenas três tribos: Danaini, Ithomiini e Tellervini (restrita à Oceania).

Optei por apresentar apenas as subtribos e gêneros com ocorrências observadas no iNaturalist, no Brasil, até a data original de publicação deste boletim (06/03/2021). O boletim ficaria muito longo ao apresentar todas as categorias e o retorno das buscas traria, muito frenquentemente, apenas respostas vazias. Entretanto, pode-se mudar os filtros de busca em qualquer dos links apresentados, e alcançar qualquer região do planeta a qualquer tempo.

Os nomes das subtribos e gêneros na lista abaixo são links para a página geral própria onde se poderá acessar observações, o mapa de distribuição geográfica, a classificação taxonômica, espécies semelhantes e outras informações. O nome da subtribo ou gênero sobre as fotos apresenta todas as observações registradas para o “Local de Pesquisa Padrão”. Clicando sobre as fotografias pode-se ver as observações disponíveis na base de dados iNaturalist para o gênero, nesta região, porém selecionadas por estágio de vida (adulto, larva, pupa e/ou ovo).

As imagens apresentadas neste boletim são de minha autoria ou estão liceciadas sob Creative Commons conforme o site de busca de imagens em cc ou estão em CC0/CC-BY no iNat ou, ainda, explicitamente autorizadas pelo detentor dos direitos. Ao clicar em qualquer imagem uma nova aba apresentará as observações mais recentes desta categoria taxonômica para o “Local de pesquisa padrão” (Perfil).

Subtribos e Gêneros de Danainae (Nymphalidae, Papilionoidea) representados neste boletim:

Danaina

Euploeina

Dircennina

Aeria

Greta

Heterosais

Hypoleria

Hypothyris

Ithomia

Mechanitis

Methona

Oleria

Tithorea

Subtribo Danaina (Danaini)

(Foto 3 by Alessandra Dalia)

Subtribo Euploeina (Danaini)

(Foto 1 e 2 by Alessandra Dalia)

Subtribo Dircennina (Ithomiini)

(Foto 3 by Diogo Luiz)

Gênero Aeria (Ithomiini)

Gênero Greta (Ithomiini)

(Fotos 1 by Diogo Luiz e 2 by Larissa Ávila)

Gênero Heterosais (Ithomiini)

Gênero Hypoleria (Ithomiini)

Gênero Hypothyris (Ithomiini)

Gênero Ithomia (Ithomiini)

Gênero Mechanitis (Ithomiini)

Gênero Methona (Ithomiini)

Gênero Oleria (Ithomiini)

(Fotos 1 by Simon Tonge e 2 by desertnaturalist)

Gênero Tithorea (Ithomiini)

(Fotos 1 e 2 by by Amanda Montanhini)
Publicado el sábado, 22 de mayo de 2021 a las 11:20 PM por douglas-u-oliveira douglas-u-oliveira

Comentarios

No hay comentarios aún.

Añade un comentario

Entra o Regístrate para añadir comentarios